A Metamorfose

Sinopse

“A experiência comum dos leitores de Kafka é de fascínio geral e vago, mesmo em histórias que eles não entendem, uma lembrança precisa de imagens e descrições estranhas e aparentemente absurdas — até que um dia o significado oculto se revela a eles com a súbita evidência de uma verdade simples e incontestável.”
— Hannah Arendt, filósofa política alemã

Publicada pela primeira vez em 1915, A metamorfose é uma das obras mais conhecidas do escritor Franz Kafka e um marco da literatura do século XX. Curta e impactante, a novela conta a história de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que um dia acorda metamorfoseado em um inseto monstruoso e indefinido. Mesmo assim, sua maior preocupação não é sobre a condição em que se encontra, mas sim se chegará atrasado ao trabalho e se receberá uma reprimenda do chefe.

Kafka desenvolve a narrativa ao acompanhar a transformação física e psicológica de Gregor e como isso impacta a dinâmica familiar dos Samsa. Depois de anos à mercê das necessidades financeiras de sua família e preso a um emprego que detesta, Gregor passa, lenta e dolorosamente, de provedor principal e única fonte de renda da casa a um estorvo que precisa ser segregado e, em última instância, descartado. A progressiva perda de sua humanidade e a desvalorização de seu papel como membro da família é tocante, aterrorizante e estranhamente realista.

Capítulos

  • Capítulo 1

    Duração: 46min
  • Capítulo 2

    Duração: 47min
  • Capítulo 3

    Duração: 45min